Tega Engenharia e Meio Ambiente

Informações Tega

Tratamento de efluentes para Indústria Petrolífera.

Mais notícias

O tratamento dos efluentes é um grande desafio para as indústrias do setor petrolífero.

Neste projeto instalado por nossa equipe, da TEGA ENGENHARIA, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) foi a solução encontrada, para tratar os efluentes gerados no tratamento de superfície (banho químico) de peças metálicas.

SOLUÇÃO: TRATAMENTO DE EFLUENTES COM A ETE


Através do sistema automatizado implantado, o processo terá fluxo contínuo, controlando o pH na alcalinização e floculação do efluente, além de realizar o descarte de lodo de forma automática e temporizada.

PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS


A ETE instalada é composta por um sistema modular, com capacidade de tratamento de até 2m³/h, através do seguinte processo:


TANQUE DE CORREÇÃO DE pH: a dosagem de hidróxido de sódio com bomba eletromagnética com controlador de pH fará o ajuste deste parâmetro no efluente. A homogeneização ocorre através de agitador mecânico.

FLOCULAÇÃO: Neste tanque ocorre a dosagem de coagulante e também do auxiliar de floculação, que respectivamente são o cloreto férrico e o polímero aniônico. A homogeneização é realizada também com agitador mecânico. A dosagem de cloreto férrico é controlada através de bomba dosadora com medidor de pH.

DECANTAÇÃO LAMELAR: A separação da fase líquida/sólida é realizada no decantador lamelar, onde as placas fixadas na zona de decantação permitem a separação efetiva do lodo e a clarificação do efluente.

BENEFÍCIOS DO PROJETO:


Neste projeto, com o tratamento de efluentes, através da ETE, a indústria petrolífera garantiu:

  • Aumento da capacidade de operação com redução da demanda de operação;
  • Melhoria do processo através da automação;
  • Controle de pH na alcalinização e floculação do efluente;
  • Descarte de lodo temporizado


SOLICITE ORÇAMENTO E GARANTA EFLUENTE EM CONFORMIDADE EM SUA INDÚSTRIA



Solicitar orçamento

Tega Engenharia