Tega Engenharia e Meio Ambiente

Informações Tega

Teste de tratabilidade revela condições de tratamento de águas e efluentes..

Mais notícias

 A verificação das condições de tratamento de águas e efluentes em bancada é uma das maneiras de validar antecipadamente a eficiência de plantas de tratamento. Os ensaios, conhecidos como Jar Test ou Teste de Tratabilidade, são realizados em laboratório com condições controladas para determinação dos processos e condições de tratamento de águas e efluentes.

Com estas definições, consegue-se estipular a concepção, operações unitárias e arranjo do sistema de tratamento, seja para descarte final ou reuso.

O tecnólogo em saneamento ambiental e mestre em saneamento e ambiente da Tega Engenharia, José Weber Neto, destaca a funcionalidade deste serviço. “Para determinar as condições de tratamento de águas e efluentes realizamos testes preliminares de tratamento. Nestes ensaios conseguimos encontrar a concepção mais adequada, a dosagem de insumos químicos quando necessário, dentre outros fatores”.

Confira as vantagens do teste de tratabilidade:

• determinação do pH ótimo de floculação;
• tratabilidade de águas brutas e residuárias;
• velocidade de sedimentação e tempo de floculação para auxiliar nos projetos e dimensionamento;
• determinação da melhor dosagem de coagulante;
• estimativa de produção de lodo sedimentado.

Todas as informações adquiridas no teste de tratabilidade são reportadas em relatório acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

 



Solicitar orçamento

Tega Engenharia