Tega Engenharia e Meio Ambiente

Informações Tega

Ferro e manganês em águas.

Mais notícias

O ferro (Fe) e manganês (Mn) podem ser encontrados em águas subterrâneas (poços) e nas superficiais como: rios, lagos, nascentes, etc e, geralmente, conferem à água um sabor amargo adstringente e coloração amarelada e turva. Por isso, há um limite para esses elementos na água, garantindo que seja apropriada para uso.

A Portaria do Ministério da Saúde nº 2914:2011 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e, para isso, especifica o limite de 0,3mg/L para ferro e de 0,1mg/L, de manganês. Os metais mencionados são bastante solúveis em água, portanto, para sua remoção geralmente é adotada a oxidação prévia, popularmente conhecida como pré-cloração, seguida da adição de químico para coagulação e posterior formação de flocos, que são separados por meio da decantação.

Em concentrações baixas, geralmente inferiores a 1mg/L de cada elemento, pode ser aplicada apenas a pré-cloração seguida de filtração em vaso pressurizado. Algumas variedades de zeólita também vêm sendo muito utilizadas como elemento filtrante para remoção de ferro e manganês, devido à afinidade química e a consequente remoção dos elementos durante a etapa de filtração.

Para concepção de um sistema da remoção de ferro e manganês, são levados em consideração as concentrações de cada elemento, bem como a vazão de tratamento instantânea e diária.

Equipamento - A TEGA possui sistemas com alta eficiência para potabilização de água com altos teores de ferro e manganês. Clique aqui e saiba mais.


Tega Engenharia