Tega Engenharia e Meio Ambiente

Informações Tega

Estudo de impacto de vizinhança: ferramenta para o desenvolvimento urbano.

Mais notícias

Último Censo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, destaca uma preocupação relevante do ponto de vista sociocultural, econômico, político e ambiental para o Brasil. O estudo revela que 85% da população brasileira está instalada em áreas urbanas e isso é um fator preocupante diante dos impactos que podem ser gerados à qualidade de vida dos cidadãos pelos empreendimentos ou atividades industriais que se desenvolvem nestas áreas.
A TEGA ENGENHARIA, especialista em estudos e gestão ambiental, destaca a necessidade da realização do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV-RIV), previsto no Estatuto da Cidade como um dos instrumentos da política urbana. “É um estudo que estabelece as normas de ordem pública e interesse social, pois regula o uso da propriedade urbana sob o ponto de vista coletivo. Esse estudo é importante porque garante segurança e bem-estar aos cidadãos, além do equilíbrio ambiental”, explica o diretor José Weber Neto.
Desenvolvimento sustentável também integra o EIV-RIV para garantir as condições mínimas de qualidade urbana e ordem urbanística. “É uma ferramenta de apoio ao órgão público no que diz respeito ao licenciamento ambiental. O estudo facilita a decisão para a análise da licença e das medidas de mitigação/compensação a serem implantadas”, disse Neto.
De acordo com a TEGA ENGENHARIA a necessidade da elaboração do EIV-RIV se avalia mediante a análise de impactos causados pela instalação do novo empreendimento, a saber: empreendimentos geradores de aumento do adensamento populacional, da geração de tráfego e da demanda por transporte público como estações rodoviárias, hipermercados, centros de compras e lazer, hospitais, loteamentos urbanísticos, estádios esportivos, indústrias de médio e grande porte, edifícios comerciais de grande porte, atividades desenvolvidas no meio urbano causadoras de poluição visual, sonora e que causem possíveis emanações químicas ou radioativas, alterações na ventilação, iluminação ou no clima, empreendimentos e atividades de grande e médio porte propostos em área de maior sensibilidade ou próximos a estas como sítios históricos, e locais de especial interesse ambiental que gerem alterações na paisagem urbana, patrimônio natural e cultural do local, linhas e torres de alta tensão, transformadores, torres e estações de telefonia celular e rádio, sistemas de tratamento de esgotos, aterros sanitários, estações de abastecimento de água, empreendimentos que causem sobrecarga de equipamentos urbanos e comunitários, empreendimentos geradores de conflitos decorrentes da implantação de acordo com uso e ocupação do solo ou mudanças significativas na valorização imobiliária da região.

TEGA REALIZA ESTUDO

O escopo básico do Estudo de Impacto de Vizinhança realizado pela equipe da TEGA conta com:
1) Caracterização do empreendimento: identificação, localização, objetivos e justificativas do empreendimento proposto;
2) Caracterização da vizinhança: definição e diagnóstico da área de influência do empreendimento antes da sua implantação;
3) Caracterização dos impactos: identificação e avaliação dos impactos positivos e negativos decorrentes da instalação do empreendimento como adensamento populacional, equipamentos urbanos e comunitários, uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, geração de trafego e demanda por transporte público, ventilação e iluminação, paisagem urbana, patrimônio natural e cultural;
4) Caracterização das medidas mitigadoras: proposição de soluções e medidas mitigadoras ou compensatórias quanto aos impactos negativos, bem como potencializadoras dos impactos positivos causados pelo empreendimento ou atividade a ser implantada, com a justificativa e descrição dos efeitos esperados.

Serviço – Mais informações e orçamento sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança podem ser obtidos pelo telefone: (19) 3546- 6129.



Solicitar orçamento

Tega Engenharia