Tega Engenharia e Meio Ambiente

Informações Tega

Empresas obtêm vantagens em sistema de tratamento de esgoto próprio.

Mais notícias

Muito mais que uma questão de cumprimento de lei, as empresas que possuem sistema de tratamento de efluentes, além de estarem em dia com as questões ambientais, são beneficiadas com diversas vantagens, como: redução do valor metro cúbico tratado, disposição correta do esgoto, possibilidade de reuso de efluentes, tratamento específico de acordo com a necessidade de cada processo, entre outros, sem diminuir a produtividade do estabelecimento.

Sistemas modernos e eficazes realizam o tratamento de esgoto sanitário (doméstico), mais conhecido como ETE (estação de tratamento de esgoto) de empreendimentos como: condomínios, loteamentos, indústrias, hotéis, shoppings centers, comércio em geral, universidades, entre outros.

A Tega Engenharia fornece às empresas projetos que atendem aos padrões das normas ABNT NBR 12.209:2011, 12.208:1992, 7.229:1993 e 13.969:1997. “Os efluentes tratados atendem os requisitos de qualidade exigidos no Artigo 18 do Decreto Estadual de São Paulo 8.468:1976 - prevenção e o controle da poluição do meio ambiente - e na Resolução Conama 430:2011 - condições e padrões de lançamento de efluentes. Nossos clientes contam com projetos customizados desenvolvidos em 3D para tratar águas residuais de origem sanitária”, conta o diretor Mario Renato Zanfelici.

“Os sistemas de tratamento conjugados, que operam com a degradação anaeróbia seguida da aeróbia, têm sido muito empregados por produzirem menos lodo e consumirem menos energia, se comparados a outras tecnologias de tratamento. Além disso, a eficiência global do sistema pode reduzir até 90% da carga orgânica de entrada do sistema atendendo ao disposto no Conama 430:2011, e demais padrões estaduais para lançamento de esgotos. As capacidades dos equipamentos variam de 2 a 1.000 metros cúbicos/dia”, complementa Zanfelici.

INSTALAÇÃO

De acordo com o diretor, a instalação pode ser realizada sobre o solo ou semienterrada. “Para ambos casos é necessária a execução de laje radier. Outros detalhes também são necessários e estão descritos no projeto de implantação do equipamento. Dependendo do porte do equipamento, é necessária a execução de casa de máquinas para abrigo do painel elétrico e do soprador”, destaca.

Os projetos desenvolvidos pela Tega Engenharia trazem, ainda, benefícios como: automação total do processo, redução de custos de operação, monitoramento e redução de custo com energia elétrica, melhoria na manutenção preventiva por meio de relatório de registro do desempenho de equipamentos do sistema, monitoração on-line dos parâmetros com informação em tempo real do processo e redução de gastos com insumos.

Mais informações, clique aqui: https://www.tegaengenharia.com.br/novo/artigo/projetos-de-eta-e-ete

Serviço - A Tega Engenharia realiza projetos de automação com soluções integradas em saneamento para tratamento de água e efluentes com tecnologia avançada e modular, permitindo operar, medir e otimizar processos de saneamento, além de aumentar a eficiência energética das plantas. Os projetos permitem gerenciar remotamente e de forma eficiente o sistema por meio de uma estrutura completa, confiável e s



Solicitar orçamento

Tega Engenharia