Tega Engenharia e Meio Ambiente

Informações Tega

Como funcionam as Estações de Tratamento de Esgoto.

Mais notícias

Todo sistema de tratamento de esgoto visa retirar ou minimizar os poluentes presentes no esgoto antes do seu descarte no meio ambiente. São utilizados processos físicos, químicos e biológicos em uma planta de tratamento de esgoto. Os sistemas compactos de tratamento de esgoto se encaixam perfeitamente como solução para empreendimentos que necessitam realizar o tratamento do esgoto sanitário antes do lançamento em rede coletora ou descarte em corpo hídrico/sumidouro. Veja abaixo as vantagens de uma ETE Compacta:

  • pré-fabricados, o que garante agilidade na implantação;
  • baixo requisito de obra civil;
  • modulares, permitindo possíveis expansões futuras;
  • menor valor de investimento, se comparados a sistemas construídos integralmente em alvenaria;
  • Baixo consumo de energia;
  • Baixa geração de lodo;
  • Operação simplificada, se comparado a sistemas convencionais.

Os tanques utilizados nos sistemas de tratamento de esgoto da TEGA são projetados em software 3D e calculados conforme normas técnicas para validação da estabilidade e rigidez. A fabricação é realizada em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) que possui as seguintes características:

  • Alta resistência mecânica e química;
  • Alta durabilidade;
  • Leveza.

Os materiais elétricos, sopradores, bombas, difusores, instrumentação de processo e demais componentes utilizados são da mais alta qualidade e garantem alta eficiência, robustez ao processo e atendimento às legislações ambientais.

A seguir, mostramos em detalhes o passo a passo como funciona um sistema de tratamento de esgoto concebido através de processo misto, anaeróbio e aeróbio:

 

1.      GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA

Em sua primeira etapa, o tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da sólida. Inicialmente o sistema é composto pela etapa de gradeamento com a função de reter sólidos grosseiros e preservar equipamentos como bombas, tubulações, válvulas de retenção e evitar a obstrução de crivos.

O gradeamento é seguido de caixa de areia tipo canal, onde a velocidade de passagem é controlada pela calha parshall instalada ao final da unidade.

2.      ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTOS

Após passar pelo gradeamento, o efluente é direcionado ao poço (alvenaria) para então ser recalcado para o sistema de tratamento de esgoto através de um conjunto de bombas submersíveis, sendo 1 em operação e 1 em stand by (com comutação automática), o acionamento das bombas é realizado por sensores de nível que ligam e desligam automaticamente as mesmas.

3.      REATOR ANAERÓBIO DE FLUXO ASCENDENTE (RAFA/UASB)

O processo de tratamento ocorre com fluxo ascendente do efluente que atravessa o manto de lodo, composto por diversos microrganismos estritamente anaeróbios.

Esta biomassa rapidamente converte a carga orgânica do efluente em biogás, através do processo de fermentação e também gera novas células (lodo). No topo do reator existe um separador trifásico que separa o lodo, o efluente líquido tratado e o biogás.

4.      FILTRO AERÓBIO SUBMERSO (FAS)

O Filtro Aerado Submerso (FAS) é um sistema de tratamento aeróbio, que utiliza como meio suporte o polipropileno injetado para crescimento aderido dos microrganismos responsáveis pela remoção da matéria orgânica presente no esgoto. O oxigênio é fornecido através de sopradores e difusores de bolha grossa

5.      DECANTADOR SECUNDÁRIO

A separação da fase líquida (efluente tratado) e fase sólida (lodo) é realizada no decantador secundário, o lodo retorna de maneira contínua ao FAS. Já a retirada do excesso de lodo aeróbio é feita diariamente e de forma automática para o UASB para digestão.

6.      DESINFECÇÃO

Para remoção de patógenos no efluente tratado faz-se a adição de agente desinfetante normalmente a base de cloro em tanque chicaneado com tempo de detenção hidráulica mínimo de 30 minutos para redução de coliformes totais no efluente antes da disposição final do mesmo.

Clique aqui para ter acesso ao Catálogo Completo de Funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)



Solicitar orçamento

Tega Engenharia